Este blog foi criado para fazer parte do projeto Música na Escola.
Artigos, atividades, vídeos, material didático, sobre Educação Musical serão o foco.JBDuquia.

Atividades com rítmo.

Post em 17/09/2012
JBDuquia
A PALAVRA CANTADA - Trabalhando o rítmo.
A canção do sapinho foi representada aqui apenas com as figuras musicais, sem a melodia.

A turma A "canta" de uma maneira e a turma B de outra, ao mesmo tempo.

Esta atividade desenvolve a habilidade de reproduzir um ritmo, mesmo que ouvindo outro.

Primeiro se trabalha as duas formas com o grupo todo, depois se dividem em turmas.

Fonte: http://musiquinha-analuci.blogspot.com.br/

***************
***************
JBDuquia
Post em 20//08/2
2012
***************
Música:  A cobra




*************** PROJETO Música no Ensino Fundamental

1. Público Alvo: 5º ano do Ensino Fundamental
2. JUSTIFICATIVA
A música tem sido através dos séculos um das formas de comunicação entre os indivíduos pretende-se refletir de que forma os afetos, os sentimentos e as sensações do aluno interagem com a aprendizagem das práticas da cultura musical.
Enquanto o ser está vivo, falando e se movimentando está expressando musicalidade e expressando suas emoções através de sons e "ritmos". Levando o educando a descobrir seu corpo como elemento criador da música, tornando uma fonte lúdica e criativa.
Ouvindo música os conceitos de ritmo, intensidade, altura e melodia são também percebidos, e, além disso, a criança habitua-se a relacioná-la a expressão de sentimentos e fazer com que ela se comunique através dela e tornamos as aulas muito mais atraentes e divertidas.
Temos por finalidade, oportunizar a aplicação dos conteúdos estudados durante as aulas e propor a vivência da interdisciplinaridade, alicerçada na habilidade de desenvolver uma aula interdisciplinar lúdica pedagógica que favoreça o aprendizado dos alunos. 
Esse plano de aula favorece a interação do aluno no grupo, além de desenvolver uma série de habilidades que ajuda a criança a desenvolver uma aprendizagem com qualidade.
3.DURAÇÃO: 1 mês
4. OBJETIVOS
Visamos desenvolver no aluno a sensibilidade artística e musical. Isso é alcançado através do estudo da
 teoria musical complementada pela vivência cotidiana com obras de grandes compositores clássicos e populares.
4.1 OBJETIVO GERAL
Proporcionar as crianças à socialização através da música, para que ela possa descobrir seu corpo como elemento criador de música. 
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Reconhecer a importância da música na nossa vida. 
• Saber diferenciar diversos ritmos musicais. 
• Desenvolver a criatividade e a habilidade de interpretar letras de músicas populares. 
• Identificar vários instrumentos. 
• Criar o hábito de fazer uma audição consciente. 
• Motivar para a vivência da música. 
• Desenvolver a sensibilidade auditiva, o senso rítmico e a coordenação motora. 
• Identificar materiais da região que se prestem à criação e novos instrumentos. 
• Enriquecer com uso de novos instrumentos. 
• Propiciar a socialização através de ativid
ades em conjunto. 
PARA CONTINUAR LENDO O PROJETO CLIQUE NO LINK ABAIXO
Fonte:
http://lbganbarros.blogspot.com.br/2010/02/projeto-musica.html

***************
***************
Post em 16/07/2012
JBDuquia
Fonte: A Arte e Música Brincando
Brincadeiras simples para trabalhar a percepção.
Caixinha surpresa
Colocar em uma caixinha vários nomes (ou figuras) de animais e objetos sonoros. Ao ritmo de uma parlenda de escolha, as crianças passam a caixinha de mão em mão. Ao final da parlenda, aquele que ficou com a caixa na mão retira um nome e tenta imitar o seu som para que a turma adivinhe qual é o animal ou objeto sonoro.

Telefone
Para a descoberta do timbre.
Um telefone de brinquedo ou um obejto que possa representar o aparelho.
As crianças passam de mão em mão enquanto um escolhido fica de costas para a turma. A criança que está de costas emite um som imitando a chamada do telefone. Aquele que estiver com o telefone na mão dirá "Alô" e a outra criança deverá adivinhar quem atendeu a sua chamada.

Mais sobre exploração de timbre
Em roda, cada criança terá um instrumento (produzido em aula ou não) e uma criança no meio da roda de olhos vendados. Ao sinal do orientador, um instrumentista da roda toca seu instrumento. A criança de olhos vendados deverá indicar de onde vem o som e que instrumento foi tocado.
***************
***************
Post 18/06/2012
JBDuquia
Fonte: www.Artesemelodias.blogspot.com

Atividades -  Som


***************
***************
Post  em 11/06/2012 JBDuquia
Essas atividades foram tiradas da Internet.

Aqui atividades com músicas folclórica e popular, para terem uma idéia de como trabalhar usando música na sala de aula, nas  séries iniciais do ensino fundamental .Infinitas possibilidades cabem aqui interagindo com disciplinas como:  artes, matemática, português e outras é só usar a criatividade que existe em nós e preparar uma super aula.JB






************************************************************
************************************************************


Nenhum comentário:

Postar um comentário